✿ Desenvolvimento Pessoal

✿ A vida a nível 10 em todas as áreas – como chegar lá?

10 de Fevereiro, 2020

Para quem leu a minha publicação sobre o meu bullet journal, sabe que tenho duas páginas dedicadas ao melhoramento da minha vida pessoal em todos os níveis, também conhecidas como Nível 10 da Vida. O objetivo é chegar à satisfação de cada área pessoal e respirar fundo por ter conseguido. Foi algo que descobri no Pinterest como forma de desenvolvimento pessoal e adorei o conceito por detrás do projeto.

O que é o Nível Dez da Vida?

É um exercício onde avalias em que nível está a tua vida em diferentes aspetos da mesma. Podes incluir ações para chegar ao nível final para conquistares a tua vida de sonho e melhorá-la. Assim, é um sistema de objetivos em que te permite balançar tudo para que não te esqueças dos outros fatores que são igualmente importantes.

Quais são as áreas de foco do Nível 10 da Vida?

FAMÍLIA E AMIGOS.

As relações interpessoais são um aspeto muito importante no nosso crescimento pessoal. Os seres humanos são animais sociais, então faz o total de sentido ter esta área como foco.

DESENVOLVIMENTO PESSOAL.

É a base de todo este exercício, mas precisa de ter a sua importância estabelecida também para definires exatamente como é que queres crescer como indivíduo e o que queres melhorar para o fazer.

ESPIRITUALIDADE.

Quer tenhas uma religião ou não, espiritualidade é importante. Se fores religioso(a), essa área vai estar mais focada na tua fé para com um Deus. Caso não sejas religioso(a), talvez esteja mais direcionada para o teu alinhamento energético e para encontrares o teu ikigai. 

FINANÇAS.

Sim, é claro que o dinheiro não é a coisa mais importante da vida. Ainda assim, também é verdade que sem ele não dá para viver muito confortavelmente na nossa sociedade. Se não houver um balanço positivo, a tua vida também não vai estar equilibrada porque vais estar preocupado(a) com dívidas ou contas para pagar e só te vais focar nisso.

CARREIRA OU NEGÓCIO.

Esta parte é muito explicativa por si só, mas basicamente pode ser para a tua carreira ou negócio de sonho ou, se já estás a exercer algo que adoras, talvez possas medir através de quanto mais podes melhorar o teu posto nessa carreira ou objetivos para a mesma.

COMPANHEIRO(A).

Basicamente serve mais para quem pensa em partilhar a vida com a pessoa que amam. É claro que as coisas não vão funcionar logo de início ou por magia. É preciso trabalhar e planear certas coisas para viver uma relação saudável e feliz, como comprar uma casa ou ter um filho. Caso estejas feliz solteiro(a), está à vontade para saltar esta parte. Ou talvez estejas solteiro(a) e odeias, e assim podes usar esta área para pequenos passos de como te podes abrir para o amor, como sair mais da tua zona de conforto.

DIVERSÃO OU LAZER.

Que coisas é que queres fazer só porque sim? As coisas mais malucas que te apetece fazer como saltar de um avião ou fazer mergulho em Bali. Isto serve para todos os teus sonhos divertidos, por mais malucos ou fora da caixa que sejam. Seja um hobbie ou uma viagem, qualquer coisa conta.

DAR OU CONTRIBUIR.

Baseia-se em todas as ações que tu queres fazer para dar ou contribuir para uma organização ou uma pessoa em específico. Doar sangue, fazer voluntariado no hospital, adotar um animal. Qualquer coisa que faça com que a alma ou o coraçãozinho de alguém acenda por teres feito uma boa ação.

SAÚDE OU FITNESS.

Não é preciso explicar muito. A saúde e o bem-estar físico é algo muito importante para manter uma vida equilibrada. Praticar desporto, comer bem e dormir bem tem os seus benefícios para a tua saúde mental também, não serve só para perder peso.

AMBIENTE FÍSICO.

Eu sou grande defensora de que o espaço físico precisa de estar tão organizado e pleno como a tua mente para ficar tudo em controlo. Ter um espaço que não tem utilidade ou não é prático de nada serve para nós.

Por onde começo? 

Pega no teu Bullet Journal, num outro caderno ou numa folha e começa por desenhar uma roda ou apenas uma tabela horizontal/vertical e divide em 10 partes para colocar os 10 conceitos.

Escolhi fazer na horizontal por ser mais prático, a meu ver. Analisa bem a tua vida e dá uma cotação de 0 a 10 em todos os níveis que mencionei acima. No espaço que sobrou ao lado da tabela, escreve pelo menos 5 ações que podes concretizar para subir esse nível que tu deste anteriormente. Pode ser desde elogiar alguém na parte de contribuir ou dar, até criar a tua própria empresa de jogos na parte da carreira. São os teus sonhos e objetivos, por muito utópicos que sejam. Ninguém precisa de ver o que escreveste por isso não te preocupes em ser o mais explícito e concreto possível.

Contudo, se há aspetos que já estão a dez, podes sempre pensar em ações que podem continuar a manter a pontuação máxima. O importante neste processo todo é realmente conseguires avaliar a tua vida e perceberes onde estás com tudo o que te rodeia. O objetivo é que se não estás feliz com certos aspetos, cria um plano para mudar isso e não pares até estar tudo a 10.

Exemplos do que podes escrever

Se ainda estás indeciso(a) se deves avançar com a ideia ou não tens a certeza do que escrever, dou-te algumas dicas do que colocares para te dar inspiração.

FAMÍLIA E AMIGOS.

  1. Planear atividades divertidas.
  2. Comprar uma prenda para alguém sem ser aniversário ou festividade.
  3. Ter uma noite de jogos todas as semanas.
  4. Escreve uma carta para alguém que está longe.
  5. Trabalhar nas tuas habilidades de ouvir e ajudar.

DESENVOLVIMENTO PESSOAL.

  1. Escrever-me num workshop ou aula.
  2. Aprender uma língua.
  3. Ler um livro por mês.
  4. Implementar uma rotina matinal.
  5. Aprender uma habilidade nova.

ESPIRITUALIDADE.

  1. Meditar mais.
  2. Escrever mais o que sinto.
  3. Rezar diariamente.
  4. Tira uns 15 minutos para refletires sobre o teu dia, todos os dias.
  5. Descobre a tua paixão.

CARREIRA OU NEGÓCIO.

  1. Ter a minha empresa de jogos.
  2. Fazer o canal do Youtube crescer.
  3. Escrever 2 livros.
  4. Ter um bom trabalho.
  5. Criar uma plataforma sobre maquilhagem.

FINANÇAS.

  1. Conseguir criar um cartão de crédito.
  2. Ter 500€ para emergências.
  3. Juntar dinheiro para a viagem a Nova Iorque.
  4. Comprar carro novo.
  5. Criar um orçamento financeiro.

COMPANHEIRO.

  1. Criar mais aventuras juntos.
  2. Viver juntos.
  3. Tentar ter um encontro romântico uma vez a cada duas semanas.
  4. Trabalhar na comunicação um com o outro.
  5. Planear o casamento.

DIVERSÃO OU LAZER.

  1. Fazer skinnydiving.
  2. Viajar para X ou Y.
  3. Criar um clube de canetas.
  4. Fazer uma tatuagem estúpida.
  5. Ir ao concerto de X.

DAR OU CONTRIBUIR.

  1. Doar o meu cabelo.
  2. Fazer voluntariado no Canil.
  3. Elogiar alguém desconhecido.
  4. Dar uma boa gorgeta.
  5. Adota um animal da rua.

SAÚDE OU FITNESS.

  1. Perder X Kilos.
  2. Conseguir ter um horário de dormir constante.
  3. Ir a uma aula de kickboxe.
  4. Aprender a cozinhar melhor.
  5. Conseguir fazer o pino sem cair.

AMBIENTE FÍSICO.

  1. Fazer backup das coisas digitais.
  2. Simplificar e limpar a casa toda.
  3. Organizar os ficheiros do telemóvel.
  4. Criar uma rotina de limpeza.
  5. Decorar o escritório.

Podes procurar no Pinterest ou no Instagram mais inspiração para os gráficos ou para as ações. E não te esqueças que o limite é o céu porque ninguém precisa de ver o que escreveste. Sê realista, óbvio, mas podes também sonhar bem alto. Não te esqueças de mandar-me fotografia se escolheres usares este método de desenvolvimento pessoal. Espero que tenhas gostado!

Até já,

    Diz o que pensas! ;)


    inscrever-newsletter-olá-estrelinhas

     

     

    %d bloggers like this: