☀ Simplifica

☀ 5 pequenas coisas para simplificar a tua vida.

29 de Janeiro, 2020

A organização é algo que não vem fácil a muita gente. Falo por experiência própria, eu era um terror em manter algo arrumado, podem perguntar à minha mãe. Às vezes, ainda me desleixo imenso e passo dias com coisas espalhadas por todo o lado. No entanto, tenho pequenos truques que me ajudam imenso a que não tenha de passar duas horas arrumar uma divisão porque já vou fazendo estas ações para ser menos trabalho depois. É também a forma que mantenho o quarto arrumado por mais tempo e simplificar ao máximo a minha vida.

Vê as Outras Publicações da Série ☀ Simplifica 

1. Arranjar, pelo menos, 10 minutos para arrumar um espaço.

Este é um passo importante para mim porque dá-me sempre um objetivo, ainda que pareça pequeno, para concretizar algo. Não vou passar 30 minutos ou 1 hora a arrumar – são apenas 10 minutos. Posso até ouvir um podcast ou música enquanto arrumo qualquer zona que precise ser arrumada.

2. Fazer uma lista de tudo o que precisas de fazer.

Este truque é mais para me organizar mentalmente. Para te conseguires organizar em termos de gestão de tempo e perceberes quais são as tuas prioridades do dia, precisas de saber tudo o que tens para fazer. Um lista ou uma nuvem de ideias para cada categoria pode fazer milagres para libertar a tua cabeça de preocupações de te esqueceres de fazer algo. Eu escrevo as coisas mais mundanas de sempre como enviar e-mail à seguradora ou ir ao banco cancelar a conta bancária. Assim posso direcionar o meu foco para as coisas que o merecem.

3. Quando saio de um espaço, levo algo que não lhe pertença.

Acho que esta parte é tão fácil e poupa tanto trabalho depois no processo de arrumação mais profunda. Imagina que levas um copo de chá para o quarto. Invés de depois ficar lá a ganhar pó, quando saíres do quarto, leva-lo para a cozinha para lavar. Ou um livro que está na sala e pertence no escritório. Ou as toalhas que estão na cozinha e deviam estar na casa de banho. Fazer isto em cada espaço que se entra e sai poupa mesmo muito tempo noutro dia que tenhas de arrumar mais a fundo a casa.

4. Sempre que usas algo, guarda-a quando acabares de usar.

Irrita-me profundamente quando a minha família pega em algo meu ou em algo que está num certo sítio na casa, usam e deixam espalhado por algum lado. Para além de ser confuso para mim por não saber onde estão as coisas que usam, é cansativo estar depois arrumar as coisas invés de colocar logo no sítio.

5. Agrupa o que tens de fazer.

Isto é uma coisa que comecei a implementar recentemente e tem trazido melhorias para a minha organização. O que quero dizer com agrupar é ver o que se tem de fazer e tentar juntar as coisas parecidas numa sequência temporal. Por exemplo, apanhar a roupa – podes apanhar cada peça e dobrar de imediato e, ainda, colocar já no espaço a que pertence para poupares trabalho depois. Se precisas de sair de casa para tratar de assuntos no banco e fazer compras para casa, tenta fazer no mesmo dia para poupares voltinhas desnecessárias depois. Se precisas de escrever conteúdo ou planear, tenta fazê-lo de seguido invés de separares entre os dias.

Obviamente não sou a princesa da organização, longe disso. No entanto, consigo reparar em melhorias incríveis quando implemento estas coisas no meu dia-a-dia já que rapidamente consigo tornar um espaço arrumado num caos. Eu facilmente fico stressada se o meu espaço não estiver organizado ou se tiver com a cabeça a pensar em mil e uma coisas invés de as escrever. É necessário disciplina e determinação para viver uma vida mais simplificada. Além disso, sou muito preguiçosa e se conseguir facilitar ao máximo tudo, eu faço-o.

Espero que tenham gostado!

Até já,

    Diz o que pensas! ;)

    Blog Stats

    • 287 hits

    %d bloggers like this: